SOBRE AS SESSÕES DE COMUNICAÇÃO

1 – História e teoria social latino-americana.
O pensamento de estudiosos brasileiros e latino-americanos, como Florestan Fernandes, Celso Furtado, Fernando Henrique Cardoso, Ruy Mauro Marini, José Carlos Mariátegui, assim como de autores contemporâneos como Adolfo Sánchez Vásquez, Pablo González Casanova, Atílio Boron e outros. Abordagem sobre os principais temas e questões acerca da realidade brasileira e latino-americana, abordados pelos diversos intelectuais de nosso continente.
2- Movimentos sociais e luta de classes.
O debate teórico sobre os movimentos sociais. Os movimentos sociais brasileiros e latino-americanos. As lutas sociais. As configurações atuais e as polêmicas sobre o contexto atual da luta de classes. Movimentos sociais e cultura. Movimentos sociais e educação. Serviço Social e Movimentos Sociais. Movimento negro, feminista, sindical e outros.
3 – Questão Agrária no Brasil e na América Latina.
Configurações da questão agrária latino-americana. Questão agrária brasileira: histórico, formação e atualidade. O Estado brasileiro e as políticas públicas no âmbito da questão agrária. Movimentos sociais do campo. A questão agrária na região dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Conflitos agrários. Agronegócio. Serviço Social e Questão Agrária.
4 – Tradição marxista na atualidade.
A atualidade da teoria marxista. O método crítico-dialético e a realidade social brasileira e latino-americana. A pesquisa no âmbito da tradição marxista. A teoria social marxista no âmbito das Ciências Sociais, do Serviço Social e da Educação. Marxismo e pós-modernidade.
5 – Estado, poder e territorialidade na América Latina.
O Estado no pensamento crítico. O Estado capitalista contemporâneo. Estado e Questão Social no Brasil e na América Latina. Estado e poder no contexto atual latino-americano. Lutas sociais, conflitos e território. O debate atual sobre poder e território.